Pilates

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Definição

O Pilates é um método de controle muscular desenvolvido no século passado pelo alemão Joseph H. Pilates. O programa de exercícios consiste em inúmeros movimentos com aparelhos específicos e atividades de solo, o método é difundido pelo mundo todo como um importante suporte científico e aliado no processo de reabilitação e prevenção de dores e problemas posturais. Os exercícios dão ênfase à concentração, fortalecimento e estabilização do abdômen, coluna e região pélvica, promovendo o bem estar físico e mental, sendo indicado para todas as idades.
Joseph H. Pilates diz que após as 10 primeiras aulas iniciam-se as primeiras modificações corporais; após 20 aulas, essas modificações setornam mais visíveis e após 30 as mudanças podem ser notadas por nossos semelhantes.
Pilates na Promoção da Saúde

O método vem sofrendo aperfeiçoamentos no mundo, mas envolvendo sempre os princípios de controle, precisão, concentração e respiração. Para Pilates, o método permitiria a autonomia dos movimentos corporais, correção da postura e o revigorar da mente.
As aulas podem ser: individuais ou em dupla. Isso acontece para que as séries possam ser adaptadas às necessidades de cada praticante e também para que o instrutor possa dedicar atenção à qualidade dos movimentos de cada aluno. O método utiliza ainda imagens visuais estimuladas pela voz do instrutor, despertando atitudes corporais durante a aula. Como exemplos de metáforas visuais, o professor diz ao aluno para "arredondar os braços como se estivesse abraçando uma bola" ou "ficar com a coluna ereta como se encostasse a cabeça no teto". Os alunos colocam os músculos em ação, dirigindo a atenção para a prática correta do movimento.
Os exercícios de Pilates podem ser praticados por pessoas sedentárias que resolvem iniciar com alguma atividade física, bem como com atletas de ponta como esportistas de diversas modalidades e bailarinos. Os exercícios podem ser direcionados tanto para pessoas que apresentam dores musculares e desvios posturais como pessoas que buscam manter ou até mesmo melhorar seu desempenho físico. O método é indicado por profissionais da área da saúde para tratar diversos tipos de patologias e lesões. Pode servir como uma atividade para condicionar o corpo de forma isolada ou associado a outras atividades.


Pilates na Reabilitação

O Método Pilates apresenta vários benefícios que visam à prevenção, bem como a redução de riscos de lesões que possam vir a ocorrer, além de trazer um alívio às dores crônicas em especial os problemas de coluna. O método abrange o nosso corpo de uma maneira uniforme, onde busca fortalecer, equilibrar e alongar a musculatura da coluna vertebral, trazendo um maior alinhamento e em determinados casos trazendo uma descompressão das tensões existentes, proporciona um alívio de “pinçamentos” e compressões dos discos o que gera um estímulo a circulação na região.
O método pode ser indicado para a reabilitação de pacientes pós-cirúrgicos, que apresentam dor aguda, sequelas neurológicas decorrentes de AVCs (acidente vascular cerebral), Parkinson, distrofias musculares, entre outras, e em patologias que acometem as diversas articulações do corpo, como: artroses, tendinites, torções, estiramentos musculares, entre outros. O trabalho de reabilitação é bastante utilizado em pacientes que se encontram no período pré e pós-parto.
Os atendimentos de Pilates voltados para a reabilitação vão fazer uso dos exercícios de solo (colchonete), uma versão da técnica onde os movimentos são feitos apenas no chão, valendo-se do peso do próprio corpo e da força da gravidade. O método Pilates não é somente um conjunto de exercícios, mas sim uma disciplina de saber como mover-se. Se você está com dor, é justamente porque você não sabe como se movimentar.

Benefícios do Pilates:

  • Corrige a postura
  • Diminui o estresse
  • Eleva a autoestima
  • Promove o gasto calórico diário
  • Aumenta a capacidade respiratória
  • Alivia dores articulares e musculares
  • Proporciona o bem estar físico e mental
  • Desenvolve a coordenação e o equilíbrio
  • Alonga e fortalece músculos e articulações
  • Melhora o desempenho das atividades diárias e profissionais

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